"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Atividade no Skype para adoção internacional

Tumblr

Quarta-feira coordenei no skype, junto com uma assitente social de uma CEJA no Brasil, o primeiro encontro de dois casais com seus futuros filhos. Um casal adotará uma criança e o outro as outras duas, são irmãos biológicos e crescerão juntos na mesma cidade na Itália, com "plano de vida juntos" e os casais se tornaram amigos.

As CEJA's de cada Estado no Brasil trabalham de modos diferentes como já coloquei aqui no blog em desabafo, o que dificulta o trabalho das associações internacionais, que tem que se cadastrar naquele Estado e procurar entender mais um tipo de procedimento totalmente diferente e operar em todo o território nacional desvendando cada forma e trabalhando com cada Estado do modo que é exigido.

Algumas CEJA's fazem um trabalho de referência, com muita responsabilidade e sobretudo com muito respeito à criança que está sendo adotada. O trabalho de preparação é rigoroso, nós da associação respeitamos todos os trâmites e observamos o modo ético com que trabalham.

Essa experiência que comecei a falar no primeiro parágrafo me comoveu, porque foi a primeira vez que estas famílias se viram pela web can e se falaram, que cada um ouvia a voz do outro, dos filhos, dos pais. Até então só haviam trocado cartas, desenhos, fotos, presentes de valor efetivo e respondido a perguntas escritas.
O encontro havia sido marcado uma semana antes, nos preparamos no escritório da entidade e cada casal falou um pouco sobre questões feitas pelos profissionais da CEJA no Brasil, depois puderam falar com as crianças e ao fim puderam ser orientados sobre os procedimentos que serão adotados no Brasil, quando forem iniciar o estágio de convivência daqui a poucos dias. Na atividade fui mediadora e tradutora.

Certa de que as crianças agora preencheram lacunas de dúvidas sobre os futuros pais e baixaram um pouco a ansiedade, penso que o primeiro encontro pessoalmente será muito mais tranquilo, assim como para os adotantes, que estavam emocionados e ansiosos.

Eu já até prognostico as novas dinamicas familiares, pelo que pude ver na atividade do skype. Fiz um retrato do futuro funcionamente do inconsciente das famíliaa e creio que dará muito certo, cada uma do seu jeito. Muito interessante.

Feliz com o belo trabalho desta CEJA. E quem ganha somos todos nós, a segurança de fazer um trabalho digno, seguro e que em primeiro lugar respeita o tempo das crianças.

Cheguei em casa com sensação de mais uma missão cumprida.

Por Cintia Liana

Nenhum comentário: