"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Por que consultar sempre um psicólogo?

We Heart it

Por Cintia Liana Reis de Silva
Publicado no Guia Indika Bem no dia 04 de dezembro de 2014
Quando a saúde não vai bem, a cultura ocidental ainda nos leva a pensar em procurar um médico em primeiro lugar, para entender o que está ocorrendo, e normalmente esses questionamentos sobre a saúde se freiam ali mesmo. Mas será que basta?
Vejo que o processo de cura da saúde do ser humano começou no início da história da ciência de forma errada. Começou pela saúde física e não pela saúde mental, espiritual e alimentar, de onde tudo começa, de onde tudo parte, nem começou da saúde integral.
Os nossos antepassados eram de fato muito limitados em certos aspectos. Em outros, devemos admitir que a medicina conseguiu salvar muitas vidas. Mas hoje isso não basta, já está provado o quanto as emoções fazem o ser humano adoecer, a psicossomática explica muito bem.
Partindo da verdade de que toda doença nasce das emoções, da mente, esse fato nos remete também a responsabilidade em procurar respontas em nível psíquico. Aqui na Itália, por exemplo, o preconceito em se consultar um psicólogo é bem maior do que no continente Americano.
Algumas pessoas até sentem necessidade e procuram, mas não revelam a seu círculo social.
A contrário do que pensa a maioria, é preciso ser um homem forte e inteligente para colocar suas dores em evidência, incluindo para si mesmo, e procurar respostas ocultas, pois a maioria prefere apelar para os remédios, incluindo os remédios psiquiátricos, que até podem curar os sintomas, mas as causas ficam latentes e as emoções sentidas, não vistas e não trabalhadas, continuam a incomodar e a adoecer corpo e mente.
Sem falar que existem tantas práticas excelentes e alternativas para muitos casos, como a acupuntura, por exemplo, que ainda não são devidamente acreditadas e que pode curar realmente, mas basta ter um pouco mais de instrução para saber porque a indústria farmacêutica irá sempre sabotar.
Essa valorização e reforço somente dos aspectos físicos é facilmente visto na TV, por exemplo, que quando se fala em dificuldades emocionais e relacionais mostram sempre a busca pelo psiquiatra e não fala em psicólogo.
Outro exemplo é a cultura que faz os pais procurarem somente um pediatra no início da vida do filho, quando ele inicia o seu processo de adoecimento emocional e de conflito com o que o mundo dá a ele.
Sobre a saúde das crianças, eu darei um bom conselho de psicóloga, especialista, que trabalha há mais de 14 anos com famílias e crianças: Cuidado com os conselhos de alguns pediatras prepotentes que, com falas distorcidas e preconceituosas, explicam o que é de competência do psicólogo.
Pediatras não são psicólogos e psicólogos não são médicos. Os dois estão no mesmo patamar de importância na saúde. Uma ciência não está acima da outra. Pediatras cuidam da parte física, psicólogos da parte mental e emocional, que interferem no comportamento, na educação, nas relações e na felicidade.
Darei alguns exemplos de perguntas que podem se feitas a um psicólogo infantil ou de família:
Do ponto de visto psicológico, até quando é importante amamentar?; É bom o neonato dormir com a mãe?; Como as discussões ente os pais interfere na vida emocional da criança?; Será que a creche está fazendo bem ao meu filho?; Quando ele volta da casa do avós volta diferente, o que será que ocorre e como lidar com isso?; Por que o meu filho está sempre resfriado? Será que é de fundo emocional?; Como os problemas familiares do passado podem afetar a vida do meu filho?.
São perguntas que os pais, juntamente com o psicólogo, analisarão e responderão dentro de um contexto subjetivo e respeitoso. Olhando sempre as necessidades emocionais de cada criança dentro de cada contexto e história familiar e não de modo universal e determinista. Sem contar a importância da mãe se indagar e se trabalhar, pois a criança nos primeiros 2 anos de vida é um reflexo direto do que ele sente e vive.
Consulte sempre um psicólogo, como você consulta um médico e um pediatra. O psicólogo é quem vai te dar explicações, conselhos e dicas importantes para uma vida psicológica sadia para você e seu filho, interferindo diretamente no futuro. Vamos mudar a cultura pelo bem das crianças e da humanidade. Todos atentos pelo verdadeiro bem estar da família.
Fonte: http://www.indikabem.com.br/filhos/porque-consultar-sempre-um-psicologo

We Heart it

Nenhum comentário: