"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Do que as crianças precisam

We heart it

Por Cintia Liana Reis de Silva
Publicado no dia 06 de novembro do Guia Indika Bem

Uma criança pequena precisa de muito mais que regras, disciplina e críticas, precisa de algo que a maioria dos adultos não é capaz de exercitar nem com eles mesmos: precisa de compreensão, empatia, precisa aprender a se expressar de maneira sadia e lúcida e sentir que aquilo que se passa no coração delas tem muito valor.
Nem mesmo os pais muitas vezes nem têm noção dos seus erros, sentimentos e limitações, mas estão preocupados em exigir um comportamento excelente dos filhos. Isso é honesto? Não, e isso não é possível. A criança reflete o que ela vê e sente, mesmo que os pais não se deem conta disso.
A ciência ainda sabe muito pouco sobre a mente infantil e, para piorar, a sociedade repete frases e crenças do senso comum que não ajudam em nada pais e filhos. Criança precisa de amor, precisa que os pais se enxerguem mesmo contra a vontade deles. Criança não chora e não se rebela se não sente dor ou se não se sente triste. Até o que muitos chamam de “manha”, guarda por trás uma insatisfação emocional.
Por exemplo, uma criança muito criticada e exigida, é alguém que se sente não aceito e abandonado em suas reais necessidades, e esses são sentimentos insuportáveis e traumáticos, que farão com que se instale em sua estrutura psíquica um forte sentimento de inadequação e desvalorização que o acompanharão por toda a vida e iniciarão processos de  angústia, ansiedade e baixíssima autoestima. A partir dai vem o isolamento, acompanhados de medo e muita insegurança no contato com o outro, quando ela se tornará rebelde ou alguém que faz tudo o que o outro quer, para não decepcionar, em busca de aprovação, mas muito longe de fazer vínculos fortes e permanentes e descobrir o que ela quer e quem ela é de verdade, no que deveria ser o seu processo de progressiva autonomia individual.
Coisas importantes a serem lembradas:
• Crianças sentem a noção de respeito desde que nascem, sentem quando são enganadas e negligenciadas;
• Não tenha filhos para ser feliz, se faça feliz antes e faça filhos para fazê-los pessoas felizes e, assim, você será mais feliz ainda;
• Se prepare antes de ter filhos, eles não nasceram para te salvar e nem para servir de companhia;
• Filhos não devem carregar nas costas as memórias familiares ruins;
• Filho não traz ninguém que já foi de volta;
• Filhos devem se sentir livres das expectativas neuróticas dos pais;
• Pais que fazem terapia podem se tornar bem mais fortes e preparados;
• Se o teu filho está mal olhe para você;
• Até os 3 anos e meio é o momento em que os filhos mais precisam estar integralmente na companhia da mãe e familiares;
• Crianças até os 10 anos não deveriam sofrer, pois elas não aprendem com o sofrimento, ao contrário, situações de sofrimento fragilizam a base emocional do futuro adulto;
• As dificuldades familiares percorrem muitas gerações, então é essencial trabalhar os modelos intergeracionais.
É preciso existir um movimento de preparação antes de ter filhos, pois ninguém está preparado, ao contrário, quando nascem os filhos é que as situação trazem de volta pequenos monstrinhos do passado de quando os adultos eram crianças e, sem perceber, eles ficam perdidos, sem se dar conta que essa emoções antigas embaraçam a visão e a lucidez necessárias para não repetir os velhos modelos com as criança. São situação imperceptíveis, mas carregadas de sentimento.
Deseje o teu filho, mas busque se trabalhar, se olhar, se entender, para criar uma criança feliz e ajudar na construção de um adulto maduro.

Fonte: http://www.indikabem.com.br/filhos/do-que-as-criancas-precisam

Nenhum comentário: