"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

terça-feira, 21 de junho de 2016

Quando estou no seio não é apenas o leite que me alimenta

Foto retirada da página Facebook "Infância e Maternagem"


Não é só o leite que ele busca encontrar no seio. É um conjunto de sinais que são primordiais e indispensáveis para a sobrevivência nutricional e segurança emocional.
Uma experiência de satisfação está conectada ao desejo materno: a troca de olhares entre a mãe e o bebê, o som da voz, o cheiro, o toque e a capacidade de reagir frente a todas as posturas do bebê, atribui um sentido pleno de comunicação mútua durante a amamentação.
A amamentação promove um encontro entre dois seres numa mesma existência, são dois espaços individuais unidos por um laço afetivo forte e seguro. 
É uma vivência de sentidos incondicionais, que nem sempre é fácil, muitas mulheres necessitam de apoio, orientação, e compreensão para estabelecer bases seguras para um aleitamento saudável e duradouro. 
Sou mamífera assumida. Abro mão de muitas coisas para viver esse momento com a plenitude que alcançamos, considerando o início doloroso, a esperança é que o final seja prazeiroso e calmo, com os sinais naturais, bem incentivados e apoiados para a separação sadia.
Somos mamíferas!


Carol Arruda Mello

Nenhum comentário: