"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Adoção e os conselhos sábios

Imagem: thesimpledollar.com

Texto retirado do "Gravidez Invisível"
Por Isabella Furtado

Duas dicas que vão ajudar você a viver melhor a espera

A gente ouve muita coisa quando toma a decisão de adotar um filho. Muitas vezes são críticas, questionamentos, comentários negativos, mas há também a compreensão, o apoio, a alegria conjunta e os bons conselhos (ufa!).
A gestação do coração é emoção garantida! Só sabemos quando ela começa, não temos ideia de quando e como ela vai terminar, porque mesmo traçando um perfil de criança, há algumas variáveis que só vamos descobrir quando recebermos a tão esperada ligação do fórum: sexo, idade, cor, peso, altura…
Numa gestação biológica os pais sabem que têm cerca de 9 meses para preparar o quarto do bebê, montar o enxoval, escolher pediatra e podem ir comprando fraldas, roupinhas e tudo mais aos poucos. Quando falamos de adoção isso não é possível.
Além de servir como um teste para nossa paciência e ansiedade, esse tempo de espera pode (e deve!) ser utilizado de forma útil e é aqui que entra o conselho mais sábio que recebi nesse processo. Uma assistente social me disse que seria legal se eu fizesse uma lista com os fornecedores que poderiam me atender quando a hora chegasse, mas um detalhe na fala dela fez toda a diferença: fornecedores que atendessem à pronta entrega. Claro! Lembra das variáveis?
Então peguei um caderno e comecei a escrever tudo que eu acho que vou precisar quando a bolsa estourar: móveis para o quarto, enxoval, carrinho, cadeirinha para o carro, banheira, telas protetoras para as janelas, pediatra… o próximo passo era descobrir os fornecedores à pronta entrega.
Aproveitei o caderno para listar também as ideias para o chá de boas vindas: convite, formato da festa, convidados, tema, horário, local, atividades, comidas, bebidas, lembrancinhas… um planejamento completo, afinal quem se planeja e se organiza leva vantagem! (Esse assunto dá um outro post, não é?)
Com tudo escrito é mais fácil realizar também um planejamento financeiro e aqui entra mais um conselho sábio que recebi: faça uma poupança. Já que não dá pra ir comprando nada aos poucos, o melhor caminho é ir juntando dinheiro, pois as despesas surgirão de repente e todas juntas. Não precisa ser no banco se você não quiser, basta guardar o dinheiro.
Quando tomamos ações práticas como essas a espera deixa de ser um tempo vazio, um vácuo, um silêncio interminável e se torna de fato um período de preparo, o caminho para a realização do nosso sonho.
Isabella Furtado, Jornalista
Deu entrada no processo em outubro de 2014
Fonte: http://gravidezinvisivel.com/adocao-e-os-conselhos-sabios-que-recebi-por-isabella-furtado/

Nenhum comentário: