"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1º Guia de adoção – novos caminhos, dificuldades e possíveis soluções

Drica Lobo

Prezados, repasso a notícia para quem queira ajudar quem está iniciando o caminho ou quem ainda tenha muitas dúvidas:

1º Guia de adoção – novos caminhos, dificuldades e possíveis soluções, lançado pela Fundação Orsa em parceria com a Winners Editorial. A publicação aponta o caminho das pedras para casais interessados em adotar uma criança. O livro é gratuito. Para consegui-lo, basta ligar para a fundação Orsa.

Contato: Fundação Orsa (11-7281-4664/2232)
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 821
Cidade: Carapicuíba - SP
Telefone: (11) 4181-8866
Email: alovida@fundacaoorsa.org.br

Autor: Márcia Regina Porto Ferreira e Sônia Regina Carvalho
Editora: Não disponível
 
Qualquer pessoa que esteja disposta pode adotar uma criança? O que fazer primeiro? Quais os caminhos jurídicos a percorrer? Como ocorre a adoção por famílias estrangeiras? Quem deve ser o principal interessado: os futuros pais ou aquele menino ou menina a ser adotado? Esses e outros questionamentos encontram resposta no 1º Guia de Adoção, publicação da Fundação Orsa e da Winners Editorial.
O guia, de linguagem simples, traz informações divididas, em sua maior parte, em perguntas e respostas que mostram o passo a passo do processo de adoção no Brasil, baseado nos princípios contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os 16 capítulos trazem desde os requisitos para se tornar pais adotivos a textos de profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, entre outros, que refletem a cultura da adoção no País.

A publicação aponta também as dificuldades que uma pessoa pode enfrentar durante o processo de adoção e como superá-las, além de informar sobre o sistema de apadrinhamento: uma forma de fornecer amor e proteção a crianças e adolescentes sem, necessariamente, precisar adotá-los nos moldes tradicionais.



Postado Por Cintia Liana

Nenhum comentário: