"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mães não entregam seus filhos à VIJ com medo do filho crescer num abrigo

Google Imagens

Esta tarde escrevi isso em meu facebook, como desabafo:
"Gente, é um absurdo como a justiça brasileira é lenta para fazer uma adoção internacional. Vejo até profissionais desistindo de trabalhar nesta área. O Judiciário espera a criança fazer 10 anos para indicá-la para adoção, ficam amarrando as vidas dos pequenos seres, depois de se ter tentado mil vezes reinserí-la em sua família de origem adoecida, viciada e que diz claramente que não a quer por anos. Depois tentam inserí-la em família brasileira que deseja adotar crianças um pouco menores. Quando a criança está com 12, 14 anos a indicam para adoção internacional e até este momento sequer ainda fizeram a destituição do poder familiar dela. Com 12, 14 anos nenhum extrangeiro quer mais adotá-la porque identificam um adolescente. Sabe o que eu chamo isso? Crime! A justiça está acabando com as vidas de nossas crianças e nós fazemos o quê? O que podemos fazer? Fico INDIGNADA!

Mais tarde, por um acaso, uma jovem grávida me escreveu:
"Estou gravida de 7 meses e não posso ficar com o bebê, não sei o que fazer, gostaria muito de entregá-lo para adoção, mas para um casal que queira muito ter um filho e não deixar no abrigo enquanto cresce e não é adotado. Mas quero que tudo seja feito dentro da lei, por favor estou desesperada me ajude."

Eu respondi:
..., quando o teu filho nascer o Juizado fará uma rápida investigação se de fato não há ninguém de tua família que o queira, porque é de direito da criança permanecer na família onde nasceu e depois, se ninguém puder ficar com ela, é que será entregue ao primeiro da fila de adoção da vara da infância e juventude de tua cidade.

Ele será entregue a uma pessoa já habilitada e preparada para recebê-lo, tem gente esperando na fila com muito amor para dar, pessoas que já foram avaliadas até psicologicamente.

Vc tem que ter cuidado porque se o casal ainda não é habilitado fica difícil do Juiz dar a adoção a ele. Se vc quer muito que um casal que você conheça fique com teu filho então ele tem que se habilitar antes e passar por tudo que é necessário para adotar, mesmo assim o juiz vai querer que respeitem a fila.

Eu não posso indicar ninguém, isso seria burlar a fila e geraria um grande problema, pois não é previsto em lei e eu não tenho poder para fazer isso, só um Juiz.

Você também não viu as reportagens de juízes tomando crianças que foram entregues diretamente a casais que não eram habilitados?
Então você deve tomar cuidado com isso. A única coisa a fazer é: quando o teu filho nascer você procurar as assistentes sociais da vara da infância e mesmo assim até lá você pode mudar de idéia quanto ao teu desejo de fazer um plano de adoção para o teu filho.
Se precisar de mais alguma coisa me escreva.
Um abraço.

Resumo da história, essa jovem grávida não acredita na Justiça, acha que o bebê vai acabar crescendo no abrigo. Não tiro a sua razão.
Esta é a Justiça brasileira atual. Nova lei? Que lei?

Por Cintia Liana

Nenhum comentário: