"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Brasil de todas as raças

Google Imagens

Por Cintia Liana

Quando dizemos que um povo é constituído só assim ou daquele jeito é como se estivéssemos instituindo um modelo certo ou errado de ser e estar. O Brasil é multifacetado, é a nossa marca, a mistura, a diversidade e isso é lindo, é possibilidade de inclusão, é reconhecimento do que se esconde por falta de oportunidade.

Quando estipulamos um modelo do que é comum marginalizamos todo o resto. O Brasil é colorido! Devemos aproveitar isso para incluir e aceitar o que ainda insistimos em chamar de "diferente". Nós estamos a frente em muitas discussões e posturas sobre respeito e aceitação das diferenças, na luta pelas minorias. Podemos constatar isso quando vemos um par homossexual adotando uma criança; uma família de pele clara adotando uma criança negra; quando falamos abertamente sobre adoção preocupados com as outras crianças nos abrigos. Vamos investir no rompimento de regras e barreiras. Somos maiores que o preconceito e o amor supera tudo.

Ver o Brasil de fora (da Itália) é uma experiência grandiosa e comovente. Cada vez mais vejo as dificuldades do meu País, mas este é um processo para amá-lo cada vez mais e ver o quanto ele é bonito e pleno de grandes possibilidades.

Por Cintia Liana

Nenhum comentário: