"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Brasil multiétnico

Cintia Liana em frente ao prédio do consulado e embaixada brasileira em Roma, Itália

Aproveitando o assunto sobre a diversidade no Brasil...

Brasil: 192 milhões de habitantes, a quinta maior do mundo.
Brancos: 93 milhões de indivíduos (49,9%).
Pardos: No censo de 2005, 43,2% da população nacional se auto-declarou como sendo parda (mulatas, caboclas, cafuzas, mamelucas ou mestiças de negro com pessoa de outra raça).
Negros: cerca de 11 milhões de indivíduos (6,3%).
Índios: 0,4% da população brasileira.
Origem: 15,72% apontou origem italiana, 14,50% portuguesa, 6,42% espanhola, 5,51% alemã e 12,32% outras origens, que incluem africana, indígena, judaica e árabe.
(Fonte: IBGE, 2010)

Por Cintia Liana

Que mania que algumas pessoas têm de achar que o Brasil é composto majoritariamente de afro descendentes. Errado! Mania também de separar brancos e pardos/negros e achar que todas as pessoas de pele morena são descendestes de africanos. Errado!

Vai ter gente que vai ler isso e me chamar de racista, porque não consegue entender a riqueza etnica da qual nós somos feitos. Porque pensa que o racismo é só quando falamos do negro. Racismo vem da palavra raça. Preconceito e discriminação também têm significados diferentes.

Preconceito está em tudo, na nossa forma de ver muitas vezes distorcida, baseada em nossas próprias referências, nossa cultura, educação. Discriminação é a ação de discriminar. Se eu vir alguém discriminando qualquer pessoa por qualquer motivo eu brigo pelo oprimido, me meto mesmo, não aceito!

No Brasil também temos o descendente de índio, português, espanhol, italiano, alemão, francês, ucraniano, holandês, tem até a maior comunidade de Japoneses em São Paulo, por exemplo, e tem também o africano entre outros, mas dizer que o Brasil é africano é preconceito, discriminação com os descendentes de outros povos e é racismo.

Passar a vida achando que ter cabelo cacheado e pele morena quer dizer ser afro descendente é não conhecer outros povos que têm essas características, como o português de pele morena, por exemplo. Preconceito significa acreditar no que é baseado em algo que não é real. Ficam pessoas impondo a cultura do Brasil somente africana sem respeitar as outras etinias.

É difícil entender o Brasil, mas a ignorância dificulta o viver. Viva a igualdade e viva o conhecimento! Acabar com um preconceito não significa ter que criar outros.

Por Cintia Liana

Alguns dos comentários que recebi em meu facebook:

Adoro as suas colocações. São sempre muito intelegentes e reflexivas.
Você acredita que sempre ouço aqui em São Paulo duas frases: "Você é muito branca pra ser baiana". E a mais preconceituosa de todas: "Você é muito inteligente pra "uma baiana"!!
Realmente... a ignorância e o preconceito faz muita gente viver nas trevas!!"

"Tenho pele morena e cabelos lisos e sempre me incomodou o fato de acharem que se eu não me declarar negra, é por preconceito. Sou encantada com a cultura afro-brasileira, suas cores e batuques e sempre suspiro ao ver um belo negão! No entanto, meu avô paterno descende de italianos e portugueses e minha avó era índia. Meu avô materno também era descendente de italianos e minha avó materna era filha de um italiano com uma mestiça, descendente de negros com portugueses. Ou seja, simplificar-me como negra, seria negar mais de 90% da minha ascendência! O preconceito inverteu-se em uma Bahia que acha lindo alguém usar camisetas '100% Negro', mas que acharia absurdo se alguém usasse uma camiseta '100% Branco'. Eu sigo, sendo 100% mestiça e me orgulhando desta complexidade étnica e genética em que os brasileiros e, sobretudo, os baianos se encaixam!"

"É isso aí amiga, o Brasil não conhece o Brasil, temos uma miscigenação muito vasta e a falta de informação tende a ser simplista demais."


Postado Por Cintia Liana

Nenhum comentário: