Google Imagens
*Por Cintia Liana Reis de Silva
Criança que cresce escutando música muita alta, que sente a luz acender em seu rosto enquanto dorme, que cresce ouvindo gritos, agressões verbais e presenciando brigas acaba achando isso muito natural. Sim, os detalhes também contam.
Criança que cresce vendo bons exemplos, sendo escultada, com seus medos validados, que é motivada a falar o que sente e que aprende a reconhecer suas sensações terá muito mais chances de ser um adulto emocionalmente sadio e maduro.
Interessante é entender que o filho repete mais o que os seus pais fazem quando acham que ninguém está observando. Criança "pega no ar" o que não é dito, ela entende olhares, se incomoda com segredos, se ressente com rejeição velada.
Lembre-se, teu filho está aprendendo a ser hoje a pessoa de amanhã, se você não romper com os padrões familiares negativos que permeiam a sua família há séculos, se não tiver sensibilidade, desapego, coragem e disponibilidade interna para enxergá-los, muito provavelmente, durante mais outros séculos seus descendentes venham a sofrer dos mesmos males.
Você não é responsável pelos que já passaram, mas se torna responsável pelos que estão vindo e pelo que você é.
Ter filhos é uma jornada de compromissos, reconhecimentos e amadurecimento.
*Cintia Liana é psicóloga e psicoterapeuta, especialista em psicologia conjugal e familiar.
*Cintia Liana é psicóloga e psicoterapeuta, especialista em psicologia conjugal e familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário