"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)

"Un bambino è come il cristallo e come la cera. Qualsiasi shock, per quanto morbido sia
lo scuote e lo smuove, vibra di molecola in molecola, di atomo in atomo, e qualsiasi impressione,
buona o cattiva, si registra in lui in modo profondo e indelebile." (Olavo Bilac, giornalista e poeta brasiliano)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Existe idade para ser adotado?

Foto: Facebook

Não existe idade certa, toda criança e adotável, deseja a adoção e merece uma família.

É claro que, como diz Winnicott e Bowlby, quanto mais cedo mais será bom para elas, crescerem com amparo e amor em sua família. Uma criança grande não é menos digna de amor e nem está menos disposta a se tornar filha, elas verbalizam e desejam, "quero ter uma família".

Já acompanhei a adoção de um adolescente de 17 anos que já estava sendo apadrinhado pela família há 5 anos e era parte integrante desta. Todos entenderam que ele deveria ser legitimado como filho, pois já era sentido como tal por todos, era o melhor amigo do filho biológico do casal, consequentemente além de irmãos "do coração" se tornaram irmãos perante a lei.

Por Cintia Liana

4 comentários:

Mulher e Mãe disse...

Oi Cintia! Nós do Mulher e Mãe amamos o blog! Vc tem dicas e posts ótimos para as famílias que estão ou querem entrar na batalha pela adoção.
Estava aqui lendo e pensei, já que falamos da mesma coisa, pois estou junto com uma equipe trabalhando numa rede social específica pra mulher e mãe, gostaria mto de manter contato com vcs.
Nosso twitter é @redemulheremae, nosso facebook é http://bit.ly/ahJg16 e nosso orkut http://bit.ly/b4i1vX

Beijo!
Danuzza ~ Equipe Mulher e Mãe

Unknown disse...

adotei um menino de 3 anos a quatro meses , agora estamos ja adaptados um ao outro ,acredito que oa fase mais dificil ja passou, o que não entendo nele e o jeito que come ,isto me incomoda muito mesmo, ele nao mastiga, engole direto, fica com as bochechas cheias, e pedindo mais, isto tudo ao mesmo tempo,nas festinhas fico envergonhada pois ele não brinca so come , o que faço?

Unknown disse...

os nomes ja adotados

Unknown disse...

os nomes de manaus